Correio dos Campos 1a6e2q

Maio Amarelo: blitz educativa no interior marca ações de conscientização no trânsito em Tibagi 6j1s4k

22 de maio de 2025 às 18:01
(Foto: Jeferson Luiz/AscomTibagi)

COM ASSESSORIAS – Na manhã desta quinta-feira (22), a comunidade de São Bento, em Tibagi, foi alvo de ação do Maio Amarelo, voltado à conscientização sobre a segurança no trânsito. A blitz educativa foi realizada na Avenida Donato Marcondes Chaves e contou com a participação de alunos do Colégio Cívico-Militar Baldomero, além da Polícia Militar, Polícia Civil, PRF, Detran, conselhos comunitários de segurança (CONSEGs) e empresas apoiadoras. 4s1qv

José Aparecido Rodrigues da Rocha, presidente do Conselho de Segurança de São Bento, destacou o caráter educativo da ação. “A blitz tem esse papel de conscientizar os motoristas, principalmente sobre a velocidade e o uso correto de itens de segurança. Queremos que essa iniciativa vire tradição. Nosso sonho é tornar esse lugar cada vez melhor, e a educação no trânsito começa com as crianças.”

A atividade foi dividida em dois momentos: pela manhã, com os alunos do Colégio Baldomero, e à tarde com estudantes da Escola de Caetano Mendes. Ambas as instituições participaram previamente de palestras educativas, que fizeram parte de um concurso de redação sobre segurança no trânsito. Os três melhores textos de cada escola foram premiados com kits educativos e medalhas.

Segundo Nereu Júnior de Almeida, funcionário do Detran de Tibagi, “a ação é uma forma de alertar a população sobre os riscos de acidentes e reforçar medidas básicas, como o uso do cinto de segurança, o respeito à faixa de pedestre e a não utilização do celular ao volante.”

A professora Maria Elza, responsável pela disciplina de Cidadania e Civismo, acompanhou os alunos durante a atividade. Ela explicou que os conteúdos trabalhados em sala ajudam a formar cidadãos mais conscientes: “Trabalhamos com a identidade, o respeito e a valorização das regras. A escola cívico-militar traz essa disciplina diferente que se reflete no comportamento fora da escola.”

A Polícia Militar também teve papel essencial na organização da blitz. O sargento Rivadar ressaltou o envolvimento das forças de segurança com a comunidade escolar: “Nosso objetivo é aproximar a polícia dos estudantes e, por meio deles, atingir também os pais e a sociedade. Essa ação é uma continuidade do trabalho que iniciamos no ano ado, com mais planejamento e impacto este ano.”

Para a aluna Julie Fernanda de Paula Ribeiro, do 6º ano, participar foi uma experiência inédita e educativa: “É a primeira vez que participo e achei muito legal. Aprendemos que devemos atravessar na faixa e respeitar as regras. Espero que as pessoas recebam bem e que isso ajude a diminuir os acidentes.”

A ação foi realizada pelos CONSEGs de São Bento, Caetano Mendes e Alto do Amparo, com apoio do 26º Batalhão da Polícia Militar, Detran-PR, Polícia Civil, PRF, Colégio Baltomeira, e patrocinadores como Frísia, Sicoob e Guapo. Com o lema “A sua atenção preserva a vida de todos”.